quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alterações globais

A terra é um planeta vivo, tem o seu movimento, a rotação que faz sobre o seu próprio eixo. Muitos dos acontecimentos que se vivem ao cimo da terra, produzem alteração neste movimento.
O eixo da terra desloca-se quando se produzem certos fenómenos de grande escala, tais como o tsunami ocorrido no Índico no ano de 2004, que causou cerca de 220.000 vítimas, atravessou o Oceano e chegou mesmo a atingir zonas costeiras em África. Dizem os cientistas que a terra ficou mais redonda, o movimento acelerou, pelo que os dias ficaram mais curtos.
Este ano, a terra tremeu três vezes em grande escala, em Janeiro no Haiti, provocou a morte a cerca de 250.000 pessoas e quase destruiu a Capital, Port-au-Prince. Foi de magnitude 7,3 na escala de Richter. Em Fevereiro no Chile com menos vítimas, cerca de 800, um abalo de 8,8 e no Japão, com a magnitude de 7 graus na escala de Ritcher, felizmente sem vítimas anunciadas. O terramoto do Haiti originou mais vítimas, mas foi o do Chile que provocou maior impacto no planeta. Este terramoto ocorreu no hemisfério sul, daí ser mais eficaz na mudança do eixo da terra.
Desde o início do ano, mais 15 sismos foram assinalados em diversos pontos, na Argentina, na Turquia, na China, entre outros, tendo sido 2 sentidos em Portugal. A 5 de Março a terra mexeu após um sismo de 3,3 com epicentro a sudoeste de Albufeira, e a 23 de Fevereiro um outro foi registado a cerca de 20 Km de Viana do Alentejo.
Os vulcões quando entram em erupção também produzem alterações, como o aparecimento e/ou desaparecimento de ilhas. Nos Açores quando o vulcão dos Capelinhos entrou em erupção em 1957-1958, na ilha do Faial, surgiram dois ilhéus e a ilha aumentou o seu tamanho, no entanto a área já reduziu em cerca de metade, devido à acção das ondas e à pouca consolidação das rochas.

Helena

2 comentários:

tulipa disse...

Há muito que não vinha visitar-te.

Hoje...fizeste-me voltar aquele período em que também andei a fazer o RVCC secundário e em Maio de 2009 fiquei com a equivalência ao 12º ano.

Gostei de ler este artigo, hei-de vir com mais tempo ler outros, é uma boa ideia publicares aquilo que fizeste pois há muita gente que ainda pensa que não se faz nada, andamos por lá 6 meses e fica-se com o 12º ano.

Estive ausente 10 dias e regresso hoje, com o post da blogagem colectiva sobre o S. João.

A minha intenção neste post é mostrar-vos um verdadeiro GUIA DE SOBREVIVÊNCIA, nestes dias de grande reinação. Chegaram os santos populares e com eles foi-se o sossego. Renda-se às tradições e junte-se à festa, seja ela em honra de que santo for. Mas como nem tudo são rosas, ou manjericos, é sempre bom saber uns truques de sobrevivência para que se possa divertir até de manhã sem nenhum tipo de chatices.
Antes de sair de casa - A prevenção para uma noite bem passada começa em casa. Primeiro que tudo, pense na roupa que vai vestir. Lembre-se que está calor, que vai para o meio da confusão, que vai ser uma entre milhares de pessoas e que se vai fartar de andar e dançar. Sendo assim, nada melhor que roupa simples, leve e fresca. Nos pés nem pense em pôr saltos altos ou chinelos! Depois vai passar o tempo todo a queixar-se das bolhas. Por isso não arrisque. Sapatos confortáveis e fechadinhos.

Abraços sanjoaninos.

rosa dourada/ondina azul disse...

Olá tulipa,

Sei que também fizeste o 12º, lembro-me do artigo que escreveste na altura, e eu a pensar quando houver numa Escola aqui perto, faço o mesmo.
Chegou a hora, fiz e tal como tu,fiquei muito contente.

Diverte-te nestas belas festas dos Santos Populares, com sardinhas no pão e vinho à descrição...

Beijinho,