domingo, 6 de junho de 2010

Grupo Cultural e Desportivo

Pelos anos de tal e tal integrei a Direcção do Grupo Cultural. Organizávamos passeios na Cidade, excursões, jogos de futebol, jantares comemorativos e também tínhamos a gerência de instalações para férias. Eram apartamentos numa zona de lazer, perto da praia, propriedade da Companhia que pagava as despesas de manutenção, no entanto a Administração da Empresa decidiu que a receita revertia a favor do Grupo Cultural, que também geria o espaço.
A Organização do Grupo Cultural rege-se pelos seus Estatutos. As decisões são tomadas pela Direcção eleita em Assembleia Geral de Sócios. A Direcção é composta por Presidente e Vogais, que são responsáveis pelos diversos pelouros: sócios, actividades recreativas, culturais e desportivas, posto médico, ginásio e actividades na Sede, sendo que há reuniões quinzenais para se analisarem e debaterem as várias questões.
Sou sócia dum grande clube português, o ACP (Automóvel Clube de Portugal), que tem os seus estatutos próprios. Cumpro o meu dever de pagar a quota anual e participo nas eleições dos corpos gerentes do Clube. Ser sócia traz-me vantagens a vários níveis, recebo em casa a revista com notícias interessantes, posso utilizar a desempanagem móvel que já usei diversas vezes. O Clube tem Escola de Condução, que também utilizei em tempos, Restaurante, Agência de Viagens e o cartão de Associado dá direito a descontos em gasolina e em diversas Empresas no mercado nacional e internacional.
Em resumo, há diversas vantagens para os seus associados, em particular para quem conduz, mas não só.
Constituir uma Associação não é tarefa fácil, e tem custos associados. Deve ser escolhido um nome e verificar-se no Registo de Pessoas Colectivas se esse nome já existe. Após a elaboração dos Estatutos e do objecto da Associação, deve fazer-se escritura pública num Cartório Notarial, e a sua constituição será publicada no Diário da República. É aconselhável ter Técnico de Contas. A manutenção das Associações também não é tarefa fácil, na medida em que as quotizações normalmente não pagam as despesas de manutenção.
É bom que estes contratempos se diluam e que se possa fazer a constituição de Associações mais facilmente, para que as pessoas interessadas possam interagir e comunicar umas com as outras, seja a nível cultural, desportivo, social ou outro, é sempre um aspecto positivo.
Recentemente, foi criado o serviço “Associação na Hora”, que pretende simplificar todo este demorado processo. Consiste em dirigir-se a um dos locais de atendimento e seguir o processo.

Helena

Sem comentários: