terça-feira, 8 de junho de 2010

A minha alimentação


(http://laranjalimao.wordpress.com/2008/02/05/a-roda-dos-alimentos)

Desde muito nova que me interesso por uma alimentação cuidada e equilibrada. A certa altura fiz a minha opção e tornei-me vegetariana-lacto-ovo. Como muitos legumes, cereais integrais e proteínas vegetais.
Optei pela alimentação vegetariana por ser mais saudável. Recentemente ouvimos notícias de doenças nos animais. É um risco comer carne sem saber a proveniência dos animais. Já houve abates de animais em massa quando se falou na BSE-Doença das Vacas Loucas, doença que ataca todo o gado. Pode ser transmitida ao homem e quando a doença chega não há tratamento, é fatal. Também já li, e creio que tem algo de verdade, que os animais quando vão para o abate sentem medo e gritam. Esse medo vai traduzir-se em adrenalina que se espalha por todo o seu corpo e constitui um veneno. Existem diversas proteínas de origem vegetal que podem substituir a carne. Há mais de 20 anos que deixei de comer carne e sinto-me saudável. No caso de crianças ou jovens é necessário tomar frequentemente vitaminas do complexo B, porque a dieta vegetariana é pobre nesta vitamina, por outro lado oferece mais fibras. Quem segue a dieta vegetariana à risca deve enriquecer as suas refeições com fruto secos.
As grandes diferenças são sobretudo na forma de cozinhar. Antigamente cozinhava-se em fornos de lenha, os alimentos eram muito saborosos, depois surgiu o fogão a gás e mais tarde o eléctrico. Actualmente o micro-ondas é bastante aceite e usado nos lares portugueses, sobretudo pela rapidez com que actua e cozinha os alimentos.
Também nos processos de conservação houve uma grande evolução. Há alguns anos atrás, a salmoura (os alimentos eram conservados em sal) era muito utilizada. Mais tarde, apareceu a electricidade e surgiram os frigoríficos e os congeladores. É aconselhado evitar os fritos, pode-se fazer legumes estufados colocando de início todos legumes e um pouco de água que se vai aumentando e não fritar como se faz na cozinha tradicional. Usar ovos escalfados em vez de fritos, o peixe também pode se cozinhado com legumes. As Proteínas são constituídas por cadeias lineares de aminoácidos ligados entre si e são necessárias para a massa muscular. A sua falta dá origem à fadiga, pele flácida e problemas de fígado. O Ferro é necessário para manter o sangue em bom estado. Os alimentos com Vitamina C ajudam a sua absorção. O Cálcio ajuda os ossos e encontram-se em alimentos lácteos.
A roda dos alimentos actualizada, é composta por 7 grupos de alimentos em diferentes proporções: Cereais e derivados 4 a 11 porções, Hortículas 3 a 5 porções, Fruta 3 a 5 porções, Lacticínios 2 a 3 porções, Carne, peixe e ovos 1,5 a 4,5 porções, Leguminosas 1 a 2 porções, Gorduras e óleos 1 a 3 porções. A água figura ao centro, pois faz parte de quase todos os alimentos e é imprescindível à vida.
Não gosto de comer comida demasiado salgada, nem abusar dos doces, sobretudo os de pastelaria. Há doces saudáveis, hoje em dia existem geleias extraídas do milho e da cevada, são óptimos adoçantes para quem se interessa por ter uma alimentação mais saudável. Também verifico que actualmente existem diversos Restaurantes e cantinas de Instituições que oferecem refeições vegetarianas. Quando comecei, tive incompreensões a nível familiar e também dos colegas, no entanto hoje verifico que algumas das pessoas que se admiraram da minha decisão, também eles conseguiram chegar a apreciar as delícias de um bom prato vegetariano, que não tem de ter falta de sabor, pelo contrário pode ser delicioso.
Como ocupação de tempos livres através da selecção de actividades, podem encontrar-se diversos modos, mas o importante é fazer desporto adaptado às circunstâncias de cada um: seja em caminhadas ou pequenas corridas ao ar livre, ginástica ou natação com acompanhamento são bons exercícios para cansar o corpo e libertar a mente, deixando de vez uma vida sedentária. Existem programas de actividades de lazer de montanha, muito saudáveis, que variam conforme a região.
Muitas pessoas optaram pela alimentação vegetariana como meio de vida mais saudável. Outros, por problemas de saúde, foram aconselhados a deixar de comer carne e adoptarem uma alimentação semi ou totalmente vegetariana.
Dieta e exercício físico adequado, reduzem as doenças cardiovasculares, e beneficiam o organismo em geral.
Apresento a seguir uma receita de Pâté Vegetal pour 10 personnes:
450 gr de pain rassis
250 gr de margarine ou d'huile d'olive
300 gr de champignons hachés fin
300 gr d'oignons hachés fin
1 cuill. à soupe de sel
2 feuilles de laurier
1 branche de thym
3 clous de girofle
2 cuill. à café de paprika
150 gr de levure alimentaire
(choisir une levure non amère)

Couper le pain en menus morceaux.
Ajouter 2 tasses d'eau très chaude, couvrir et laisser gonfler.
Pendant ce temps, faire fondre la margarine dans la poêle.
Y faire revenir le hachis de champignons et d'oignons.
Ajouter: sel, laurier, thym, girofle, paprika.
Laisser mijoter 20 mn.
Bien malaxer le pain avec les mains pour obtenir une pâte.
Y ajouter la préparation en ayant soin de retirer:
laurier, girofle, thym.
Incorporer la levure et bien mélanger le tout.
Remplir une terrine en grès ou un moule à cake avec le pâté ainsi obtenu.
Conserver au frigidaire.
Se déguste 24 h après, coupé en tranches.
Ce pâté convient comme entrée ou comme repas léger, accompagné d'une salade.
Il peut servir également à confectionner différents mets:
tomates farcies, pommes de terre farcies, lasagne, etc.

Bon apéttit!

Helena

5 comentários:

Luna disse...

A nossa maneira de comer na maior parte das vezes não é nada equilibrada e daí também tantas doenças que vamos encontrando ao longo da vida, não sou vegetariana, mas há um tempo ando a pensar muito seriamente nesta mudança.
beijinhos

poetaeusou . . . disse...

*
amiga
,
não há roda de alimentos,
que me vede !!!
,
conchinhas, deixo,
,
*

rosa dourada/ondina azul disse...

Olá Multiolhares,


Há várias opções, mas o importante é sentirmo-nos bem!


Beijinhos,

rosa dourada/ondina azul disse...

Olá poetaeusou,

A actual roda dos alimentos
é linda e colorida...


conchinhas salutares,

ANDRAINO ADAMS disse...

Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.