terça-feira, 6 de julho de 2010

Biodiversidade





Biodiversidade, ou a diversidade de vida na Terra, é essencial para a manutenção dos sistemas vivos, que nos fornecem riqueza, comida e saúde, serviços vitais dos quais as nossas vidas dependem. A biodiversidade é responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas e fonte do potencial económico. Representa também a base das actividades agrícolas, pesqueiras, florestais e alimenta a estratégica indústria de biotecnologia. Cada vez que uma espécie desaparece, o ecossistema de que faz parte, fica enfraquecido nas suas capacidades de resistência às alterações ambientais. A vida surgiu no mar e é no mar que se encontram as formas de vida mais diversificadas.
A Organização das Nações Unidas, ONU na sua Assembleia Geral, declarou 2010 o Ano da Internacional da Biodiversidade, como forma de reduzir a perda da biodiversidade, que desde finais da década de 80 foi considerado Património Comum da Humanidade. Como principais objectivos da campanham, pretendem sensibilizar a opinião pública sobre a importância da conservação e promover soluções para reduzir as ameaças que existem.
Os Cientistas são unânimes em afirmar que as perdas de biodiversidade são irreversíveis, constituem mesmo uma séria ameaça ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida das gerações futuras.
Existem estudos laboratoriais para desenvolverem bactérias que possam limpar o meio ambiente contaminado. A bem do planeta é urgente que tal aconteça.
"2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade"
Em Portugal o Instituto da Conservação da Natureza, e Biodiversidade, o ICNB promoveu este ano, diversas acções de sensibilização no âmbito desta campanha, uma delas, dedicada ao Parque do Alvão.
De 27 a 31 de Março organizou a Semana de Voluntariado do Parque Natural do Alvão. A função de defesa e conservação do património natural não é atribuição somente das entidades públicas, mas também, dos cidadãos e colectividades deste país que o usufruem e utilizam.
Desde a sua criação, há mais de 25 anos, que o Parque Natural do Alvão tem dinamizado um conjunto de experiências de voluntariado organizado, visando envolver associações e organizações de cidadãos na conservação e preservação do seu espaço natural. Nesta linha surge agora uma nova iniciativa que se pretende projectar no tempo e que apela aos cidadãos, para que, de forma voluntária e espontânea, venham conhecer o Alvão e contribuir com o seu trabalho na tarefa da conservação da Natureza.
Assim, de 27 a 31 de Março de 2010 todos os caminhos e voluntários vão dar ao Alvão.
Vítimas de negligência ou da ganância do Homem, milhares de espécies animais e vegetais desapareceram da face da Terra ou estão ameaçadas de extinção.
África é o continente mais rico em termos de biodiversidade, no entanto esta riqueza está ameaçada pela mão do Homem. Prevê-se que no futuro, seja o mais afectado pelas alterações climáticas.
Refere-se frequentemente por alterações climáticas o aumento da temperatura média na superfície da terra. Esta mudança é atribuída a diversas causas naturais e a outras causas, devidas à acção do homem.
A alteração de paisagem surge com as alterações climáticas, que provocam desastres naturais como inundações numas regiões, secas noutras ou dasabamento de terras. Há diversos fenómenos que surgem. Os “El Niño” e “La Niña” são alterações na temperatura das águas do Oceano Pacífico e afectam todo o planeta.
As alterações climáticas são um problema global, no entanto cada um de nós pode contribuir através do nosso comportamento, e fazer a diferença:
Reduzindo o nível de aquecimento em casa, substituir os vidros normais por vidros duplos, fazer um bom isolamento, descongelar o frigorífico regularmente, usar a máquina de lavar cheia de roupa, isolar a casa.
O isolamento térmico dos edifícios é fundamental para garantir o conforto duma habitação. Ao construir uma casa deve colocar-se isolamento térmico nas coberturas (placas de isolante), paredes exteriores (isolamento contínuo com materiais permeáveis ao vapor) e pavimento (flutuante com caixa de ar). Para além das propriedades térmicas, é importante que estes materiais sejam duráveis. Devem ser materiais homolugados e certificados.
A transmissão de energia entre o exterior e o interior da habitação é um factor preponderante no desempenho energético do edifício. É recomendável a manutenção de um espaço de ar ventilado nas paredes duplas, se as houver, através de pequenos furos de ventilação. O isolamento das paredes, permite encontrar no interior da habitação, uma temperatura fresca no Verão e quente no Inverno.
A energia geotérmica consiste na energia que se consegue obter a partir do interior da terra. A terra tem camadas ou placas no seu interior, que acumulam calor. Apenas há que conduzir esse calor, do interior para a superfície. É necessária uma bomba de sucção e os cabos para transportar. Este sistema instalado para uma habitação, funciona no Inverno trazendo calor da terra para a casa e no Verão procede-se ao sistema inverso, o calor vai da casa para a terra. Esta alteração pode ser feita, apenas com a ajuda de um termóstato interior. Em Portugal, utiliza-se a energia geotérmica nos Açores.
Usar lâmpadas económicas, desligar quando não precisam de estar acesas, não deixar os equipamentos em standby, deixar entrar a luz natural, desligar a torneira, tomar duche em vez de banho de imersão.
Praticando a reciclagem, fazendo menos lixo, comprar de forma inteligente.
Andar a pé, usar o comboio, fazer uma condução inteligente, viajar de forma sensata.
“As alterações climáticas são um problema global e, no entanto, cada um de nós pode fazer a diferença. Mesmo as mais pequenas alterações na nossa rotina diária podem ajudar a evitar as emissões de gases de efeito de estufa sem afectar a nossa qualidade de vida. Na realidade, podem até representar uma poupança de dinheiro.”
Os programas de televisão têm uma acção muito abrangente e positiva, junto das populações. Informam, esclarecem e alertam para um problema comum.


Boa continuação !



Helena

Sem comentários: