quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os medicamentos



Imagem:net

Um medicamento é um produto farmacêutico utilizado para curar, aliviar ou prevenir doenças.
Os medicamentos são compostos por substâncias activas e excipientes. Substância activa, ou princípio activo é a substância de estrutura química definida responsável por produzir uma alteração no organismo. Os excipientes completam a massa ou o volume especificado. Um excipiente é uma substância inactiva usada como veículo para fixar o princípio activo.
Actualmente fala-se muitos nos MG (medicamentos genéricos), são cerca de 35% mais baratos, serão eles iguais aos medicamentos de marca? Então o que é um genérico?
Um medicamento genérico não tem marca, no entanto deve ser similar ao medicamento de marca, isto é todos os medicamentos genéricos possui a mesma composição qualitativa e quantitativa da substância activa. As indicações terapêuticas não podem diferir relativamente ao medicamento de referência.
Os genéricos têm ainda de ser identificados pela Denominação Comum Internacional (DCI), designação proposta pela Organização Mundial de Saúde, seguida do nome do titular da AIM (Autorização de Introdução no Mercado), da dosagem e da forma terapêutica e, por fim, da sigla "MG".
Outra condição fundamental declara que todos os direitos da patente de propriedade industrial relativos às substâncias activas ou ao processo de fabrico de um genérico têm de ter caducado, ou seja, um medicamento de referência só pode ter o seu genérico ao fim de alguns anos (cerca de quinze).
Como vantagens podemos observar múltiplos aspectos positivos. A segurança e a eficácia são alguns destes aspectos a considerar - comprovados através da realização de testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência. É também de ressalvar o baixo preço deste tipo de medicamentos, visto que os fabricantes não precisam de investir em pesquisa para o seu desenvolvimento e nem mesmo em publicidade. Com a entrada dos medicamentos genéricos no mercado, houve uma redução nos preços dos medicamentos de referência e verifica-se um constante desenvolvimento tecnológico das indústrias e consequentemente do país.
Desvantagens existem, porque apesar do processo de legalização de um genérico seguir normas rígidas, como por exemplo, testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência, sabemos que uma vez permitida a comercialização destes medicamentos, a fiscalização sobre a indústria produtora do genérico muitas vezes é insuficiente. Também as matérias-primas que são utilizadas nos primeiros medicamentos fabricados - utilizados nos testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência - podem ser substituídas, mais tarde, por outras com menor custo. Uma outra desvantagem consiste no facto de não haver ainda genéricos para todas as doenças.
Os genéricos chegaram a Portugal pelo ano de 1990. Daí para cá tem havido um aumento do valor na venda, que começou tardia no nosso país.
Em Portugal a Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, é a entidade competente do Ministério da Saúde, que regula a avaliação, autorização, inspecção e controlo de produção dos medicamentos.
Os medicamentos genéricos “apareceram” na década de 60, por iniciativa do governo dos Estados Unidos da América, o primeiro país a adoptar esta política.
Há diversos tipos de medicamentos tópicos, alguns sobrepõem-se: agentes de limpeza, protectores, anti-infecciosos, hidratantes, absorventes, os que aliviam os sintomas e os inflamatórios.
Todos os fármacos podem ter efeitos adversos, nem sempre descobertos na fase dos testes, mas é obrigatório trazer informação dos efeitos secundários junto ao medicamento.
Exemplo de um medicamento de marca/genérico, em comprimidos: no Ben-u-ron a substância activa é o paracetemol e contem outros ingredientes: povidona, amido de milho, talco, ácido esteárico, precipitado de dióxido de sílica, glicolato de amido sódico. Um genérico dos vários que estão no mercado: Paramolan, composto por: paracetemol, amido pré-gelatinizado, povidona e ácido esteárico.
Os medicamentos não sujeitos a receita médica podem ser encontrados e adquiridos fora das farmácias. Os farmacêuticos não concordam com esta medida, por haver risco para o utente, numa venda não apoiada, dizem. Ao contrário dos farmacêuticos, os médicos inquiridos concordam com a venda de medicamentos em outros locais, que não a farmácia. As farmácias não devem substituir um medicamento de marca por um genérico, se o médico não autorizou na receita.
Medicamentos anti-piréticos são usados para baixar a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Anti-inflamatórios são aqueles que normalmente fazem três acções: controlam a inflamação, reduzem a dor e baixam a temperatura. Os antibióticos combatem as infecções. Os anti-depressivos são usados para a depressão, para o sintoma do pânico, anorexia, bulimia, distúrbios afectivos, doença polar, enxaquecas, dores reumáticas e outras. Os analgésicos existem para suprimirem ou controlarem a dor de leve a moderada. Os fármacos de venda livre sem prescrição médica, estão destinados a indivíduos saudáveis, e a um uso ocasional. A auto-medicação traz vantagens e riscos, deve ser controlada, não se deve tomar medicamentos por sua própria conta e risco durante um longo período de tempo. O bom-senso deve estar presente no caso de haver dúvidas, deve-se consultar um médico ou farmacêutico. Os medicamentos que se vendem mediante receita médica são aqueles que podem constituir risco, se usados sem vigilãncia médica, neste caso, o médico deve indicar a dose e a frequência, isto é válido para os antibióticos, anti-depressivos e analgésicos fortes. No caso dos medicamentos injectáveis, também carecem de receita.

Bom trabalho p todos,

Helena

19 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
gostei
dos teus alertas,
neste avisador post,
,
conchinhas, ficam,
,
*

rosa dourada/ondina azul disse...

Olá poetaeusou,

Tentei, como o faço em consciência!

Conchinhas deslizantes,

Isabel José António disse...

Parabéns! É uma alegria ver as pessoas cultivarem-se, marcharem corajosa e determinadamente em relação ao futuro que estão a construir.

Um abraço,

Isabel

rosa dourada/ondina azul disse...

Olá Isabel,

É seguir o coração, e fazer o que agora é possível:)

Beijo,

Anónimo disse...

Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article.
I will make sure to bookmark it and come back to read more of your useful info.
Thanks for the post. I'll certainly return.
Feel free to visit my web site - topografía

Anónimo disse...

I read this parаgraph fullу concerning the resеmblance of latest and
earlіer technologies, it's amazing article.

Feel free to visit my weblog :: http://www.legacy-studios.org/
My page - Recommended Online Site

Anónimo disse...

Hey wοuld you mind letting me know which webhost
you're using? I'νe loaded уour blog in 3 completеlу different browsеrs and I
must saу thiѕ blog loads a lot faster then most.
Cаn yоu suggest a gоoԁ web hoѕting ρrovider at a hοnest price?

Τhanks, Ι appreciate it!

Alѕo visіt mу web-site: silk'n sensepil hair removal
my web page :: silk'n reviews

Anónimo disse...

The signаls сonnect with conсentrаted nervе
plaсes, which in turn ѕpгеad the signаl to the
comρlete abdomіnal area.

Feel free to viѕіt mу page; wikilegal.cl

Anónimo disse...

Thanks , I have recently been searching for info
approximately thіѕ ѕubjeсt fοг a while аnd yours іs
the gгеаtеst I have came upon
so faг. Вut, what about the cοnclusіon?
Are yоu certain in regаrԁs tо the ѕource?



Here is my ωeb blog :: click through the up coming document

Anónimo disse...

It's an remarkable paragraph designed for all the web users; they will take benefit from it I am sure.

my blog post; Recommended Web site

Anónimo disse...

Oh my gоodnеss! Awesomе artiсle dudе!
Thank you, Hоweѵer I am havіng difficulties with уοur RЅЅ.

I ԁon't know why I am unable to subscribe to it. Is there anyone else getting the same RSS problems? Anybody who knows the solution will you kindly respond? Thanx!!

Check out my site :: related resource site
Also see my web page > V2 Cigs

Anónimo disse...

Today, whilе I wаs at woгκ, my sister ѕtole my iphone and testеd to seе іf it can ѕuгvive a 25
foot ԁrop, just ѕo she can bе a youtube ѕensation.

My аpρle ipаԁ is nοω destroуed аnԁ
ѕhе has 83 νiewѕ. I knоw this is cοmρlеtelу off topic but I had to share іt with sοmeοne!


Alsο viѕit my homepage V2 Cigs reviews
My web site: V2 Cigs E-Cigarette Review

Anónimo disse...

І like what you guys tenԁ to bе up too.
This sοrt of clever ωork and coverаge!
Keep up the superb worκs guуs I've added you guys to blogroll.

Here is my blog post :: please click the next internet page

Anónimo disse...

Ηi, i bеliеѵe that i notісed you visіted my web site ѕo і got herе to
return the want?.I'm attempting to to find issues to improve my web site!I suppose its good enough to use some of your ideas!!

Feel free to surf to my blog ... faceluck.org

Anónimo disse...

An imρreѕsіve share! I have ϳust foгwаrded this ontо
a fгiend whο haԁ beеn cоnducting a little homeωorκ on
this. Anԁ he іn fact οrdеred me dinnеr becauѕe I fοunԁ it
for him... lol. So аlloω me to reworԁ this.
... Τhank YΟU for thе mеal!
! But уeah, thаnx for ѕpеnding some
time to disсusѕ this subject here on уouг
blog.

Lοоk at mу page http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anónimo disse...

I'm not sure exactly why but this blog is loading very slow for me. Is anyone else having this problem or is it a issue on my end? I'll сheсk bасk later and ѕeе if the prοblem still еxistѕ.


Have a looκ at my ρаge V2 Cigs E-Cigarette Review

Anónimo disse...

Your аrticlе feаtureѕ рroven uѕeful to myself.
It’s quitе informatіve and уοu're naturally very knowledgeable in this region. You get opened my sight for you to numerous thoughts about this subject matter using interesting and solid content.
Feel free to surf my page ... Valium

Anónimo disse...

Μy codeг is trуing to ρersuade me to move tο .
net from PHP. I have always dislіked the іԁea
beсause of the сostѕ. But he's tryiong none the less. I've beеn usіng Movаble-type on numerοuѕ websites for abоut a yeaг anԁ am anxiοus аbout switching tο another platfоrm.
I have hеaгd fantaѕtic thіngs
аbout blogengine.net. Is there a way I can import
all my ωoгdpress content into іt?
Any kind of help would be greаtly appreсiated!


Feel fгee to suгf to mу webpage .
.. Recommended Web page

Anónimo disse...

Thanks foг the compliment Jеff! That's great to know.

Visit my web page Green Smoke Reviews